Produto digital centrado em objetivos financeiros pessoais

Como o ‘UX Design’ pode solucionar problemas referentes a falta de planejamento financeiro.

O desafio

O baixo grau de educação financeira é um dos principais motivos de endividamento no Brasil, tendo influenciado a recente decisão do MEC de incorporar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a disciplina de Educação Financeira.

Se considerarmos o dado do IBGE (2019), de que 99,5% dos domicílios com acesso à internet no Brasil o fazem via celular, justifica-se o desenvolvimento de um produto digital, como mais uma ação para redução desse gap.

Objetivos

O objetivo deste projeto é estimular nas pessoas a cultura do planejamento financeiro.

Definindo desde já como foco os investidores iniciantes, será desenvolvido um produto digital que traga a melhor experiência possível para análise das finanças pessoais, visando planejar, investir e monitorar objetivos financeiros.

Através do desenvolvimento da UI (User Interface) e UX (User Experience), espera-se um resultado que se aproxime das ‘7 facetas da Experiência do Usuário’: que seja útil, usável, fácil de encontrar, confiável, desejável, acessível, e que traga valor para o usuário.

Método

Para a realização do projeto, utilizei o método Duplo Diamante da Design Council.

Tradução livre por Alexandre de Barros

O cenário atual

Por que a poupança é um péssimo investimento?

  • Ela rende, ao ano, só 70% da Selic; perdendo para a inflação.
  • Em 2020 a poupança rendeu 1,99%, enquanto a inflação foi de 4,52%.
  • O rendimento só é creditado no “aniversário da poupança”, 30 dias depois do depósito.
  • Existem alternativas de investimentos seguros e com rentabilidade maior, como os CDBs e os títulos do Tesouro Direto, com liquidez diária.
  • Enquanto a poupança leva 45 anos para dobrar o dinheiro investido, o Tesouro Direto demora 20.

Por que as pessoas ainda investem na poupança?

27% – Facilidade e comodidade

21% – Segurança e confiança

22% – Imagem ou marca

4% – Consumo ou hábito

17% – Medo de perder dinheiro

28% – Não ter dinheiro suficiente

Brasileiros que investem na bolsa

Quem são e como se comportam as pessoas que aplicaram recursos em bolsa no último ano.

PESQUISA PESSOA FÍSICA 2020. B3, 2021. Disponível em: <http://www.b3.com.br/pt_br/noticias/investidores.htm>. Acesso em: 12 de julho de 2021.

Na pesquisa da B3, foram identificados 3 perfis: o avesso a riscos, o ousado e o realizador.

O Avesso a Riscos é uma pessoa que não sabe muito sobre investimentos, mas gostaria de entender. Não tem muito controle sobre seus gastos. O Ousado está construindo seu construindo seu patrimônio. Ele não se importa em assumir riscos. O Realizador já tem um certo patrimônio, mas ele quer ampliar. Ele reserva boa parte da sua renda. Conhece um pouco sobre o mercado financeiro.

Dentro de cada perfil, quanto mais conservadora é a pessoa (em investimentos), menor é o conhecimento que ela tem sobre investimentos.

Avesso ao risco

  • Sou uma pessoa curiosa. Gostaria de saber mais sobre investimentos, de entender os riscos de forma bem didática e simples.
  • Segurança é muito importante para mim. Por isso, uso mais bancos tradicionais.
  • Não tenho muito dinheiro sobrando, administro minhas dívidas com dificuldade e dependo da renda de outras pessoas.
  • Gostaria de ter dinheiro para, mais tarde, empreender, garantir meu futuro e investir em mim.
  • Minha relação com investimentos é básica. Tenho poupança e uma previdência privada ou um consórcio ou um seguro de vida. Quem sabe, no futuro, um Tesouro Direto?

Ousado

  • Estou construindo meu patrimônio e descobri que fazer bons investimentos vão me ajudar a conquistar meus sonhos.
  • Sei que para ganhar mais preciso assumir mais riscos. Estudo o mercado financeiro, conheço as taxas e os produtos. Tenho interesse no Tesouro Direto e também em Bitcoin.
  • Ainda tenho investimentos mais conservadores, mas estou diversificando cada vez mais.
  • Busco informações, principalmente pela internet, e acompanho canais sobre o assunto.

Realizador

  • Sei que para garantir e ampliar o que já conquistei preciso estar sempre me aprimorando.
  • Quando penso em investimentos, quero ampliar meu patrimônio para ter um futuro tranquilo. No entanto, liquidez é muito importante para mim atualmente.
  • Reservo boa parte do meu dinheiro para investir. Prefiro poupar qualquer quantia a gastar com algo de que possa me arrepender depois. Faço isso há menos de 5 anos.
  • Conheço um pouco sobre o mercado financeiro, tenho bom relacionamento com os bancos e corretoras, deixo o dinheiro lá e sigo suas recomendações.

Persona

O foco desse projeto é o perfil avesso a riscos. A persona a seguir foi criada a partir da pesquisa da B3 e outras pesquisas de comportamento. Ela foi desenvolvida com o propósito de facilitar o desenvolimento deste trabalho.

Mapa de empatia

Como esse perfil se planeja para alcançar seus objetivos?

Com o propósito de responder a essa pergunta, foi feita uma pesquisa por questionário para entender os principais objetivos financeiros dessas pessoas e como elas se planejam para alcançá-los.

Foi coletada respostas de 972 pessoas que responderam a pesquisa de forma voluntária, através de divulgação por meio do Instagram.

Os estágios da educação financeira

Antes de mapear a jornada, busquei entender os estágios convencionais da educação financeira.

Mapeamento da jornada do investidor iniciante

Eu mapeei a jornada do investidor iniciante, com o objetivo de identificar dores que poderiam se tornar oportunidades de projeto.

Dimensões da gestão financeira

As dimensões da Gestão Financeira envolve planejar, economizar, investir e acompanhar.

Benchmarking

Com o objetivo de entender o que é ofertado no mercado para ajudar os investidores iniciantes, eu fiz uma pesquisa com três tipologias de produtos digitais, relacionadas com as dimensões da gestão financeira.

Modelo das 4 ações da estratégia do ‘Oceano Azul’

Para cada tipologia também foi utilizada a ferramenta Modelo das 4 ações da Estratégia do Oceano Azul, que tem o objetivo de criar inovação de valor. Também pode ser utilizada como prévia da ação projetual, eliminando coisas que não traz valor para o usuário e deixando somente o que o usuário realmente valoriza.

A solução

O conceito do meu projeto é um produto digital que permite investidores iniciantes a planejar seus objetivos financeiros pessoais de forma intuitiva, amigável e informal.

Este produto digital vai atuar de forma integrada nas três dimensões a seguir que envolve um objetivo financeiro.

Requisitos de projeto

Experiência

  • Intuitivo (facilidade com que ele atinge um objetivo sem conhecimento prévio do funcionamento)
  • Amigável/ Fale a língua do usuário (Padrões familiares)
  • Eficiente e eficaz (Atua de modo que foi planejado e capaz de atingir os objetivos)
  • Feedbacks que geram confiança
  • Controle e liberdade para o usuário
  • Prevenção e tolerante a erros (boas affordances – características que influenciam seu uso correto / reversibilidade de ações)
  • Consistência estética
  • Reconhecimento em vez de memorização
  • Que tenha hierarquia visual (ajuda a fazer com que o usuário perceba as interações prioritárias)
  • Interações empáticas

Conteúdo

  • Informações gerais sobre tipos de investimentos e suas características

Funcionais

  • Criar, editar, excluir e acompanhar objetivos (metas de dinheiro)
  • Realizar aportes
  • Definir metas de gastos
(em andamento)