Produto digital centrado em objetivos financeiros pessoais
Como o ‘UX Design’ pode solucionar problemas referentes a falta de planejamento financeiro.
O desafio
O baixo grau de educação financeira é um dos principais motivos de endividamento no Brasil, tendo influenciado a recente decisão do MEC de incorporar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a disciplina de Educação Financeira.
Se considerarmos o dado do IBGE (2019), de que 99,5% dos domicílios com acesso à internet no Brasil o fazem via celular, justifica-se o desenvolvimento de um produto digital, como mais uma ação para redução desse gap.
Objetivos
O objetivo deste projeto é estimular nas pessoas a cultura do planejamento financeiro.
Definindo desde já como foco os investidores iniciantes, será desenvolvido um produto digital que traga a melhor experiência possível para análise das finanças pessoais, visando planejar, investir e monitorar objetivos financeiros.
Através do desenvolvimento da UI (User Interface) e UX (User Experience), espera-se um resultado que se aproxime das ‘7 facetas da Experiência do Usuário’: que seja útil, usável, fácil de encontrar, confiável, desejável, acessível, e que traga valor para o usuário.
Método
Para a realização do projeto, utilizei o método Duplo Diamante da Design Council.
Tradução livre por Alexandre de Barros
O cenário atual
- Apenas 21% dos brasileiros das classes A, B e C com acesso à internet tiveram educação financeira durante a infância.
-
Dados divulgados pelo IBGE apontam que até 2060, o número de idosos (65 anos ou mais) deve chegar a 25,5% da população brasileira, enquanto o número de crianças (até 14 anos) vai ser menos de 15%. Isso significa que a população em idade ativa está diminuindo, e provavelmente, o tempo de contribuição da aposentadoria social vai aumentar.
- O número de investidores pessoas físicas cadastradas na B3 cresceu +92% em 2020. E cada ano mais pessoas entram na bolsa de valores / mercado de ações.
- Apesar no avanço de pessoas físicas cadastradas na B3, o número total de brasileiros que estão na bolsa brasileira ainda é baixo: apenas 0,29%.
- Tem mais brasileiros na cadeia do que na bolsa. No Brasil, 0,3% das pessoas estão na cadeia, enquanto 0,29% investem na bolsa. Já nos Estados Unidos, 65% investem em ações e 0,73% estão presas.
-
A poupança é utilizada por 88% da população brasileira, segundo uma pesquisa da Anbima realizada em 2019. Porém, o que muita gente não sabe é que a poupança é um péssimo investimento.
Por que a poupança é um péssimo investimento?
- Ela rende, ao ano, só 70% da Selic; perdendo para a inflação.
- Em 2020 a poupança rendeu 1,99%, enquanto a inflação foi de 4,52%.
- O rendimento só é creditado no “aniversário da poupança”, 30 dias depois do depósito.
- Existem alternativas de investimentos seguros e com rentabilidade maior, como os CDBs e os títulos do Tesouro Direto, com liquidez diária.
- Enquanto a poupança leva 45 anos para dobrar o dinheiro investido, o Tesouro Direto demora 20.
Por que as pessoas ainda investem na poupança?
27% – Facilidade e comodidade
21% – Segurança e confiança
22% – Imagem ou marca
4% – Consumo ou hábito
17% – Medo de perder dinheiro
28% – Não ter dinheiro suficiente
Brasileiros que investem na bolsa
Quem são e como se comportam as pessoas que aplicaram recursos em bolsa no último ano.
PESQUISA PESSOA FÍSICA 2020. B3, 2021. Disponível em: <http://www.b3.com.br/pt_br/noticias/investidores.htm>. Acesso em: 12 de julho de 2021.
Na pesquisa da B3, foram identificados 3 perfis: o avesso a riscos, o ousado e o realizador.
O Avesso a Riscos é uma pessoa que não sabe muito sobre investimentos, mas gostaria de entender. Não tem muito controle sobre seus gastos. O Ousado está construindo seu construindo seu patrimônio. Ele não se importa em assumir riscos. O Realizador já tem um certo patrimônio, mas ele quer ampliar. Ele reserva boa parte da sua renda. Conhece um pouco sobre o mercado financeiro.
Dentro de cada perfil, quanto mais conservadora é a pessoa (em investimentos), menor é o conhecimento que ela tem sobre investimentos.
Avesso ao risco
- Sou uma pessoa curiosa. Gostaria de saber mais sobre investimentos, de entender os riscos de forma bem didática e simples.
- Segurança é muito importante para mim. Por isso, uso mais bancos tradicionais.
- Não tenho muito dinheiro sobrando, administro minhas dívidas com dificuldade e dependo da renda de outras pessoas.
- Gostaria de ter dinheiro para, mais tarde, empreender, garantir meu futuro e investir em mim.
- Minha relação com investimentos é básica. Tenho poupança e uma previdência privada ou um consórcio ou um seguro de vida. Quem sabe, no futuro, um Tesouro Direto?
Ousado
- Estou construindo meu patrimônio e descobri que fazer bons investimentos vão me ajudar a conquistar meus sonhos.
- Sei que para ganhar mais preciso assumir mais riscos. Estudo o mercado financeiro, conheço as taxas e os produtos. Tenho interesse no Tesouro Direto e também em Bitcoin.
- Ainda tenho investimentos mais conservadores, mas estou diversificando cada vez mais.
- Busco informações, principalmente pela internet, e acompanho canais sobre o assunto.
Realizador
- Sei que para garantir e ampliar o que já conquistei preciso estar sempre me aprimorando.
- Quando penso em investimentos, quero ampliar meu patrimônio para ter um futuro tranquilo. No entanto, liquidez é muito importante para mim atualmente.
- Reservo boa parte do meu dinheiro para investir. Prefiro poupar qualquer quantia a gastar com algo de que possa me arrepender depois. Faço isso há menos de 5 anos.
- Conheço um pouco sobre o mercado financeiro, tenho bom relacionamento com os bancos e corretoras, deixo o dinheiro lá e sigo suas recomendações.
Persona
O foco desse projeto é o perfil avesso a riscos. A persona a seguir foi criada a partir da pesquisa da B3 e outras pesquisas de comportamento. Ela foi desenvolvida com o propósito de facilitar o desenvolimento deste trabalho.
Mapa de empatia
Como esse perfil se planeja para alcançar seus objetivos?
Com o propósito de responder a essa pergunta, foi feita uma pesquisa por questionário para entender os principais objetivos financeiros dessas pessoas e como elas se planejam para alcançá-los.
Foi coletada respostas de 972 pessoas que responderam a pesquisa de forma voluntária, através de divulgação por meio do Instagram.
Os estágios da educação financeira
Antes de mapear a jornada, busquei entender os estágios convencionais da educação financeira.
Mapeamento da jornada do investidor iniciante
Eu mapeei a jornada do investidor iniciante, com o objetivo de identificar dores que poderiam se tornar oportunidades de projeto.
Dimensões da gestão financeira
As dimensões da Gestão Financeira envolve planejar, economizar, investir e acompanhar.
Benchmarking
Com o objetivo de entender o que é ofertado no mercado para ajudar os investidores iniciantes, eu fiz uma pesquisa com três tipologias de produtos digitais, relacionadas com as dimensões da gestão financeira.
Modelo das 4 ações da estratégia do ‘Oceano Azul’
Para cada tipologia também foi utilizada a ferramenta Modelo das 4 ações da Estratégia do Oceano Azul, que tem o objetivo de criar inovação de valor. Também pode ser utilizada como prévia da ação projetual, eliminando coisas que não traz valor para o usuário e deixando somente o que o usuário realmente valoriza.
A solução
O conceito do meu projeto é um produto digital que permite investidores iniciantes a planejar seus objetivos financeiros pessoais de forma intuitiva, amigável e informal.
Este produto digital vai atuar de forma integrada nas três dimensões a seguir que envolve um objetivo financeiro.
Requisitos de projeto
Experiência
- Intuitivo (facilidade com que ele atinge um objetivo sem conhecimento prévio do funcionamento)
- Amigável/ Fale a língua do usuário (Padrões familiares)
- Eficiente e eficaz (Atua de modo que foi planejado e capaz de atingir os objetivos)
- Feedbacks que geram confiança
- Controle e liberdade para o usuário
- Prevenção e tolerante a erros (boas affordances – características que influenciam seu uso correto / reversibilidade de ações)
- Consistência estética
- Reconhecimento em vez de memorização
- Que tenha hierarquia visual (ajuda a fazer com que o usuário perceba as interações prioritárias)
- Interações empáticas
Conteúdo
- Informações gerais sobre tipos de investimentos e suas características
Funcionais
- Criar, editar, excluir e acompanhar objetivos (metas de dinheiro)
- Realizar aportes
- Definir metas de gastos